O povo egipcio pe orignario do ramo mediterranêo da rala caucásica e na sua formação contribuiram elementos negróides, líbios e semitas.
Os grupos que se estabeleceram ás margens do Nilo organizaram pequenas comunidades políticas, os nomos.
A arquitetura egipcia é definida nos monumentos funenerios e religiosos.
As piramides são os maiores representantes da arte egipcia. As maiores piramides foram dos faraós Queops, Quéfren e Miquerinos, com respectivamente 148, 126 e 60 metros de altura.
As contruções das piramides eram bastante estudadas, contruidasem cima de terrenos rochosos para suportarem o peso das pirâmides feitas de blocos de granito, que eram extráidos, cortados e esquadrados nas jazidas de Assuan. Eram desembarcados, ancorados e arrastados a braço pelo deserto, por estradas firmes e escorregadias. Depois eram empurradas em rampas de terra batida, que acompanhava o nível da fileira de blocos. Colocados os blocos, revestiam a superficie com uma argamassa destruída pelo tempo para uniformizar a superficie da piramide.
As piramides são os tumulos do farós, para serem "enterrados" e virar mumias eles passam pelo processo de mumificação após sua morte.
É retirados os principaos orgãos para dificultar sua decomposição. Os corpos são colocados em sarcofagos de pedra envolvidos por faixa de algodão ou linho. A mumificação durava cerca de 70 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário