Panorama da Arte Medieval
Com o triunfo do cristianianismo, uma nova mentalidade estava se consumando.
Foi uma que incorporou elementos oriundos de uma variedade de fontes, entre elas o judaísmo: a divindade, a cosmogonia, história do mundo, os Dez mandamentos e a doutrinas como o pecado e a providência divina.
Os mistérios e a filosofia helenística haviam criado um depósito de doutrinas praticas em que o cristianismo podia abastecer- se e conservar seu caráter divino.
Enquanto outras religiões idolatravam figuras imaginarias, criaturas de lendas grotescas, o cristianismo possuía como fundador , um histórico de personalidade bem definida.
Na Europa medieval, a Igreja Católica era a instituição mais rica, centralizada e universal. Os Reis tinham poder apenas sobre seus feudos. A igreja Católica era respeitada em toda a Europa.
Arte Arabica
A sua arquitetura é distinguida pelo luxo interior, colunas torcidas suportando grandes arcadas de ferraduras, uma certa variabilidade de estilo, por influencia de povos conquistados, , as cúpulas em forma de bulbo, a alternância de mosaicos pretos e brancos e os caracteres árabes como motivos decorativos.
Os árabes tiveram grande destaque na Arte Decorativa. Os arabescos são conhecidos pelo mundo todo por suas formas geométricas. As ilustrações em miniaturas em livros ou pergaminhos foram famosos em toda Idade Média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário