terça-feira, 6 de setembro de 2011

Arte da Grécia Antiga



Os gregos são descendentes de indo- europeus. Ao chegarem na Grécia expulsaram e dominaram os povos nativos.
A primeira população foi formada por aqueus, que fundaram diversas cidades, entre elas Micenas. Eles desenvolveram a cultura creto- micênica.
Historiadores dividem a história grega em três partes: o arcaico (séc. XII até VII a.C.); o clássico (séc. VI, V e IV a.C.); e o helênico que vai desde a morte de Alexandre (323 a.C.) até a instituição do Império Romano.
Os templos construídos no período arcaico eram construídos de pedra, madeira e terracota.
No perido clássico, foi encontrado três estilos de arquitetura: o dórico, o jônico e o coríntio. São reconhecidos pelo capitel e proporções nas colunas.
A coluna dórica (a mais antiga) era bastante usada pelos arcaicos.
A coluna jônica distingue por duas graciosas volutas. É mais elegante que a dórica.
A coluna coríntia tem no capitel folhas de acanto caprichosamente estilizadas. Foi a coluna preferida na fase da evolução da arte grega, a helenística notabilizada justamente pelo monumentalismo e sinuosidade.

No período arcaico é considerado como origem da plástica grega, os bronzes geométricos e as estatuetas denominadas "dedálicas".
As primeiras estátuas são de divindades. As estátuas de Kouros eram atletas nus.
Kouros, Período Arcaico.
E as estatuas de Kores eam jovens vestidas com maior verdade anatomica.
Mo período clássico, em Atenas, as obras mostram mais equilibrio em vistude anatômica. Os Kouros ficam mais suaves, com serenidade. O melhor representante dissé é Fídias, criador da beleza ideal.
No helenismo, a escultura fica mais realista. Os escultores trabalham com o psicólogo e captam com vigor o carater humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário